Ubiquidade
Ubiquidade
Relatório apresentado a profª. Dra. Ligia Miranda como parte das exigências parciais para a aprovação da disciplina de Microbiologia Geral.
Realizado pelas Alunas:
Daniela dos Santos Moreira
Emilly karoline Oliveira Lima
Jaqueline de Jesus Silva
Itapetinga – BA
Agosto de 2011
Introdução
A maioria dos microorganismos cresce bem nas temperaturas ideais para os seres humanos. No entanto, certas bactérias são capazes de crescer em temperaturas extremas, onde a maioria dos organismos eucarióticos não sobreviveria. (Tortora 2005).
Cada espécie bacteriana cresce a uma temperatura especifica mínima, ótima e máxima. A temperatura mínima de crescimento é considerada a menor temperatura em que a espécie é capaz de crescer. A temperatura ótima de crescimento é aquela em que a espécie apresenta o melhor crescimento. A temperatura máxima de crescimento é a temperatura mais alta em que ainda é possível haver crescimento. (Tortora 2005).
Visto que os microorganismos são ubíquos, os meios de cultura devem ser esterilizados antes do uso. Para a maioria dos meios de cultura, a esterilização é realizada pelo emprego de calor, tipicamente úmido, em uma grande panela de pressão denominada autoclave. (Microbiologia de Brock, 2004)
O material nutriente preparado no laboratório para o crescimento de microorganismos é denominado meio de cultura. Algumas bactérias podem crescer normalmente em qualquer meio de cultura, outras necessitam de meios especiais e existem aquelas que não são capazes de crescer em nenhum meio de cultura já desenvolvido. Quando microorganismos são colocados em um meio de cultura para iniciar o crescimento, são chamados de inoculo. Os microorganismos que crescem e se multiplicam nos meios de cultura são denominados cultura. (Tortora 2005).
Uma vez que o meio de cultura estéril tenha