Ubiquidade
UBIQUIDADE DE MICROORGANISMOS
Belo Horizonte
2013
BÁRBARA C. L SILVA
UBIQUIDADE DE MICROORGANISMOS
Relatório referente à disciplina de Microbiologia Pratica do curso de Ciências Agrárias da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais, ministrado pela professora Kátia Silene de Brito.
Belo Horizonte
2013
1. INTRODUÇAO
1.1. Base da ubiquidade dos microorganismos
Os microorganismos são classificados como os menores seres vivos existentes, obtendo-se uma vasta diversificação do mesmo quanto à qualificação e quantificação, desempenhando importantes papeis no meio em que vivem.
São três as características principais as quais a ubiquidade dos microorganismos se baseia: tamanho reduzido;
Variabilidade e flexibilidade metabólica;
Capacidade de transferência horizontal de genes.
Essas características permitem uma importância maior quanto às qualificações. O tamanho reduzido permite uma capacidade de dispersão avançada, a adaptação e tolerância rápidas às condições ambientais adversas são permitidas graças à variabilidade e flexibilidade metabólica e a capacidade de transferência horizontal de genes permite a recombinação e coleta de caracteres positivos e ainda permite a persistência por um longo tempo adaptando-se às condições ambientais ainda que instáveis.
2. OBJETIVO
Demonstrar a presença e distribuição de microorganismos no ar atmosférico, terra, água de pia e bebedouro. Utilizando-se de determinados materiais como:
Ágar nutriente em placa;
Ágar Sabouraud em placa;
Terra diluída em água;
Água de bebedouros e pias;
Pipetadores;
Ponteiras esterilizadas;
Estufa para incubação;
3. EXECUÇÃO PARA DEMONSTRAÇÃO DA PRESENÇA E DISTRIBUIÇÃO DOS MICROORGANISMOS NO AR ATMOSFÉRICO. Para a execução da primeira aula prática que consistia em demostrar a presença e como são as distribuições de microorganismos como bactéria e fungos no ar