Ubiquidade
1. Introdução
Os microorganismos estão presentes em diversos lugares pelo nosso mundo. Desde elevadas altitudes, á locais inóspitos. Estima-se que a massa microbiana total seja 25 vezes maior que a massa animal existente na terra. Estima-se que o corpo humano tenha em media 100 bilhões de microorganismos.
Mas o meio ambiente também está repleto de tais indivíduos e eles estão aos bilhares tanto na terra quanto na água e no ar.
A sobrevivência de nosso mundo depende diretamente da existência dos microorganismos, sendo apenas uma pequena parcela deles nociva ao ser humano, muitos processos biológicos se dão pela influência deles, como exemplo o processo de reciclagem biológica feita pelos mesmos, que reduzem compostos complexos em compostos simples gerando uma fonte de nutrientes para as plantas que futuramente serão alimento para animais dando inicia á cadeia alimentar.
Através deste conhecimento da presença de microorganismos em todos os lugares, pode usar então a definição de ubiquidade afim de atribuir uma característica ás comunidades microbianas.
Ubiquidade refere-se a capacidade de se estar presente em vários lugares ao mesmo tempo. Ser onipresente.
Ao se falar em microbiologia confere-se aos microorganismos a definição de ubiquidade devida á seu tamanho reduzido o que permite sua dispersão, á grande variedade metabólica que fornece uma característica heterogênea aos mesmos possibilitando se desenvolverem nos mais diversos tipos de habitat, e á sua capacidade de transferência de genes horizontal, o que permite uma adaptação para a sobrevivência.
A água, o ar e a terra são ambientes propícios ao desenvolvimento dos microorganismos, pois oferecem condições próprias a vida dos mesmos.
A água, por exemplo, que utilizamos para beber e para atividades diárias na maioria das vezes apresenta resquícios de matéria orgânica e quase sempre em temperatura ambiente é um meio ideal para a proliferação de microorganismos.
E importante saber