Antropologia e cultura brasileira anhembi morumbi
0,2 em 0,2 pontos Os mitos, analisados por Lévi-Strauss, são acessíveis ao pesquisador também segundo o método psicanalítico de interpretação dos sonhos.
A interpretação de vivências míticas, segundo o pensamento levistraussiano e em diálogo com as teorias freudianas, pode ser elaborada:
I. Por análises de um mito isolado de uma determinada cultura.
II. Por análises estabelecidas ao relacionar diversos mitos da cultura.
III. Por análises que podem desvelar os mitos que fazem parte das memórias involuntárias de um determinado grupo social.
IV. Por análises que podem decifrar os mitos que informam sobre determinados dilemas da sociedade, ou seja, desvendar os significados dos mitos contribui na compreensão de problemáticas vividas em uma determinada cultura.
Marque a alternativa INCORRETA:
Resposta
Resposta Selecionada: e.
I
Resposta Correta: e.
I
Feedback da resposta:
A interpretação de vivências míticas, segundo o pensamento levistraussiano, não pode ser elaborada por análises de um mito isolado de uma determinada cultura. O ato de decifrar os mitos possibilita conhecer determinados dilemas da sociedade, ou seja, desvendar os significados dos mitos contribui na compreensão de problemas vividos por uma determinada cultura.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos O antropólogo Claude Lévi-Strauss é considerado um dos mais importantes pensadores e teóricos da antropologia de todos os tempos e foi um dos principais mentores do estruturalismo.
Sobre o estruturalismo de Lévi-Strauss, analise as opções a seguir:
I. A estrutura da mente dos povos considerados “primitivos” é igual à das culturas mais complexas, consideradas civilizadas, porque parte de princípios comuns que há em todos os seres humanos.
II. A estrutura da mente dos povos considerados “primitivos” é inferior à das culturas consideradas civilizadas, porque sua estrutura apresenta limites cognitivos.
III. O estruturalismo de Lévi-Strauss é um modelo que produz uma