antropologia e cultura brasileira atividade 5 anhembi morumbi
0,2 em 0,2 pontos
O caldo de cultura constituinte da nação brasileira, proveniente de tão diversificados ingredientes, é responsável pela construção de uma miríade de signos e simbologias, constituídos ao longo desses (mais de) quinhentos anos em que o nosso povo expressa e manifesta seus sentimentos de dor e alegria, revolta e miscigenação, euforia e sofreguidão, violência e paixão, com que vem enfrentando a luta pela sobrevivência e pela sua afirmação.
Com base na referência inicial acima, julgue as opções a seguir que tangem à proposta elaborada pelo antropólogo Darcy Ribeiro sobre o processo de formação do povo brasileiro:
I. O povo brasileiro surgiu do encontro harmônico entre as culturas do branco português, negro e índio.
II. O povo brasileiro surgiu do encontro e do entrechoque entre as culturas do branco português, negro e índio.
III. O povo brasileiro, ao constituir-se enquanto uma nova unidade étnica, apresenta heterogeneidade em sua formação societária.
Marque a alternativa CORRETA:
Resposta Selecionada: e. II e III
Resposta Correta: e. II e III
Feedback da resposta:
Comentário
O povo brasileiro, no entendimento de Darcy Ribeiro, não abriga nacionalidades multiétnicas e, por meio de um processo de formação extremamente violento, esse povo originou-se a partir da fusão mestiça de matrizes brancas, indígenas e negras, que constituíram novas unidades homogêneas. O povo brasileiro é sinônimo de pluralidade e heterogeneidade. O povo brasileiro não surgiu apenas do encontro entre as culturas do português, negros e índios. Portanto, o povo brasileiro surgiu do encontro e do entrechoque entre as culturas do português, negro e índio.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Há vários exercícios da razão, de acordo com o pensador Edgar Morin.
Julgue as opções a seguir sobre o discurso racional:
I. A razão apenas pode promover a dominação irrestrita.
II. A razão apenas pode