antropologia e cultura brasileira atividade 4 anhembi morumbi
0,2 em 0,2 pontos
Benedict também postula que as culturas expressam diferentes comportamentos e padrões emocionais, o que ela denominou de “configuração dionisíaca e apolínea".
Segundo a antropóloga Benedict, analise as opções a seguir sobre a configuração dionisíaca na antropologia:
I. Pode-se compreender que a configuração dionisíaca refere-se às reações emocionais violentas por parte de determinados indivíduos no grupo social.
II. Pode-se compreender que a configuração dionisíaca refere-se às reações emocionais equilibradas por parte de determinados indivíduos no grupo social.
III Pode-se compreender que a configuração dionisíaca refere-se às emoções que são vivenciadas de modo tradicional por parte de determinados indivíduos no grupo social.
Assinale a alternativa INCORRETA:
Resposta Selecionada:
c.
II e III
Resposta Correta:
c.
II e III
Feedback da resposta:
As opções a serem assinaladas na questão e que são incorretas são: as configurações dionisíacas não se referem às reações emocionais equilibradas por parte de determinados indivíduos no grupo social e não se referem às emoções que são vivenciadas de modo tradicional por parte de determinados indivíduos no grupo social. Essas características estão relacionadas à configuração apolínea.
A opção verdadeira e que não deve ser assinalada sobre a configuração dionisíaca na antropologia proposta por Ruth Benedict é a seguinte afirmativa: "Pode-se compreender que a configuração dionisíaca refere-se às reações emocionais violentas por parte de determinados indivíduos no grupo social".
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Para Geertz, a elaboração da etnografia não é um dado da natureza e nem é definida por técnicas e também não é somente estabelecer relações, informantes, manter diários e elaborar genealogias e mapeamentos do campo a ser estudado. Em sua acepção, o mais importante é o que define a etnografia como a realização do que denomina de “descrição