microbiologia
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS
DANYELLE FERNANDA
ELAINE CRISTINA
JORGIANA LIBÂNIO
KALENE RESENDE
MISIA PINHEIRO
RENATA FONTINELE
TALLITA BARBOSA
TECNICAS BÁSICAS DE SEMEADURA EM PLACAS POUR PLATE E SPREAD PLATE
TERESINA/2013
DANYELLE FERNANDA
ELAINE CRISTINA
JORGIANA LIBÂNIO
KALENE REZENDE
MISIA PINHEIRO
RENATA FONTINELE
TALLITA BARBOSA
TECNICAS BÁSICAS DE SEMEADURA EM PLACAS POUR PLATE E SPREAD PLATE
PROFª.MSc.: CLÉLIA DE MOURA FÉ CAMPOS
Profª.ANA PAULA SIMPLÍCIO
TERESINA/2013
INTRODUÇÃO
Para fazer o isolamento de um microrganismo, deve-se empregar o meio de cultivo mais adequado para o seu desenvolvimento. O meio de cultura é um material nutriente preparado em laboratório cuja utilização é importante para o crescimento, transporte e estocagem de microrganismos. No preparo do meio muitas vezes emprega-se o ambiente natural como modelo de composição, pois os requerimentos nutricionais dos microrganismos refletem o tipo de ambiente onde ele é encontrado (PRESCOTT, HARLEY e KLEIN, 2002).
Os meios de cultivo podem ser classificados em: meios sintéticos (quimicamente definidos) e meios complexos. Os meios sintéticos são aqueles em que a composição química exata é conhecida. Alguns microrganismos necessitam de um meio definido com muitos fatores necessários para o crescimento e são denominados fastidiosos ou muito exigentes em termos nutricionais. Meios quimicamente definidos são utilizados normalmente em trabalhos experimentais em laboratórios ou para o crescimento de seres autotróficos (TORTORA et al., 2006).
Já os meios complexos são aqueles que apresentam algum componente que tem uma composição variável. Nesse caso estão incluídos extratos de leveduras, de carne, de plantas ou produtos da digestão protéica como peptonas.