MicroBilogia do Solo
INTRODUÇÃO
O solo é um ambiente constituído por um grande número de seres vivos microscópicos. No universo dos microorganismos são classificados quatro grupos distintos: bactérias, fungos, algas e protozoários. Os vírus, também são encontrados no solo, mas não são incluídos neste esquema que se baseia na organização celular.
Funcionando como elo entre animais e plantas, os microorganismos desempenham um importante papel na manutenção da vida na Terra, pois direta ou indiretamente, os dejetos e corpos de animais mortos e tecidos de plantas penetram no solo. Com o tempo, todos eles desaparecem, transformando-se em substâncias que enriquecem o solo. Os microrganismos são responsáveis por essas transformações, convertendo plantas mortas e matéria animal em substâncias inorgânicas simples que nutrem os vegetais, os quais servem de alimento para os animais. O AMBIENTE SOLO
Os solos são caracterizados pelos horízons, que são camadas paralelas de várias espessuras e texturas.Cada camada difere das outras, abaixo ou acima, em propriedades como conteúdo orgânico e mineral, cor, textura, estrutura, porosidade e pH. Essas propriedades são influenciadas por umidade, conteúdo de gases e conteúdo biológico do horízon. A matéria orgânica entra no solo a partir de várias fontes. As proteínas vem de animais mortos, exoesqueleto de insetos, da parede celular de fungos, etc. A urina e as fezes de animais também contribuem com material orgânico.
CAMADAS DO SOLO
Horizonte A: Restos de plantas e animais que estão sendo reduzidos a matéria orgânica finamente dividida pelo processo de humificação*( o húmus é benéfico ao solo porque melhora a estrutura do solo, promove uma lenta liberação de nutrientes, aumenta a capacidade de tamponamento do solo e a capacidade de retenção da água). Num solo mais duros estes horizonte geralmente é subdividido em camadas distintas que representam estádios progressivos de humificação.
Horizonte B: Solo