micro carne
2.Revisão de Literatura
2.1 Importância do Mercado de Carne Bovina para o Brasil
A produção de carne bovina para o Brasil representa uma grande e importante fonte de divisas ao país, auxiliando no equilíbrio da balança comercial nos últimos anos, bem como todo o agronegócio (ABIEC, 2012). Ainda sob grande pressão e criticado por pesquisas como sendo um relevante fator no desmatamento de florestas (ANDERSEN et al., 2002; RIBEIRO et al., 2006; RIVERO et al., 2009), não há como negar a singular importância que esta atividade gera ao Brasil. Como saída e meio de contorno aos principais danos correlatos à bovinocultura, há uma vertente, e crescente área de pesquisa debruçada sobre o melhoramento zootécnico desta atividade (VALLE et al., 1998; EUCLIDES, 2001; JESUS SANTOS et al., 2012). Tornando possível a duplicação da produção brasileira de leite e carne sem o aumento de áreas para o pastejo (LEITE e EUCLIDES, 1994).
A relevância da pecuária de corte é tamanha, que essa se encontra associada à história nacional desde o período colonial. Passando de mero método exploratório e ocupacional, até ser objeto econômico para fins de conflito interno durante o Período Regencial (FLORES, 1996; ANDRADE, 1999; SIMOSEN, 2005). A partir daí muito se desenvolveu, dentre aspectos socioeconômicos e culturais, chegando aos atuais parâmetros de produção, distribuição e consumo deste mercado. Na contemporânea bovinocultura de corte brasileira, a esfera internacional tomou posse dos principais interesses da cadeia produtiva. Em consequência a isso, a partir da década de 90 o abastecimento do mercado interno ficou em segundo plano, afetado também pela abertura da economia nacional (JACK, 2003).
2.3 Exportação da Carne Bovina
Segundo dados promovidos pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) o Brasil encontra-se como um dos grandes produtores e exportadores de carne no mundo. De modo que tanto a produção quanto a exportação