Trabalho De Higiene E Seguran A Carne
Alimentos e microrganismos
Os alimentos são fontes de energia e outros
nutrientes que o corpo precisa para manter a saúde, mas eles podem se transformar em perigo se não forem escolhidos e preparados com cuidado.
A carne é um dos alimentos mais perecíveis.
Rica em água, proteínas, minerais e outros nutrientes essenciais, fornece condições excelentes para o crescimento dos mais diversos micro-organismos, como: bactérias, fungos e leveduras.
Na carne crua esses nutrientes estão disponíveis
nas quantidades adequadas, além do pH (relação com o nível de acidez do alimento) ideal para a multiplicação microbiana.
Alguns dos micro-organismos (patogênicos aqueles que causam doenças - ou não) mais comuns na carne bovina são: Salmonella (a bactéria causadora das diarréias após ingestão de maionese), Yersinia, Campylobacter, E. coli (bactéria intestinal, indicadora de contaminação fecal de alimentos, algumas variantes dessa bactéria causam diarréias graves com sangue).
Essa contaminação com micro-
organismos pode ser resultante, além de outros fatores, do abate do animal e das condições de armazenamento, transporte e preparo da carne fresca.
Temperatura baixa
Além dessas bactérias, a carne pode conter, ainda,
vermes, como o parasita Taenia. A parasitose tem início com a ingestão de carne mal cozida contendo ovos de Taenia. Esses ovos podem se fixar na parede do intestino e causar a teníase (possíveis sintomas: diarreia, náuseas, dor abdominal, emagrecimento, entre outros) ou a cisticercose (quando os ovos eclodem e as larvas alcançam a circulação sanguínea, podendo se alojar nos mais variados órgãos, inclusive no sistema nervoso, causando os mais diversos sintomas, dependendo da região afetada como, por exemplo, perda de movimentos e paralisia, perda de audição e até levar o paciente a óbito).
Parasita Taenia
O cozimento, de modo geral, é suficiente para
garantir a segurança na ingestão da carne, desde que não seja um