Micotoxinas
Micotoxinas em alimentos
Boa Vista – RR
2011
FACULDADES CATHEDRAL
ALUNA: Cristiane da Silva Bezerra Rejane Ramos da Silva
Micotoxinas em alimentos
Micotoxinas são compostos químicos venenosos produzidos por certos fungos. Há muitos desses compostos, mas apenas alguns deles são regularmente encontrados em alimentos e rações animais como grãos e sementes. Entretanto, aqueles que realmente são encontrados em alimentos têm grande importância para a saúde do ser humano. Já que são produzidas por fungos, as micotoxinas são associadas com safras mortas ou mofadas, embora possa ser superficial a contaminação do mofo visível. São graves os efeitos de algumas micotoxinas relacionadas com alimentos, surgindo multo rapidamente sintomas de graves doenças. Outras micotoxinas que ocorrem em alimentos têm período mais longo de efeito crônico ou acumulativo sobre a saúde, incluindo principio de cânceres ou deficiência de imunidade.
São descritas diversas micotoxinas, encontradas em alimentos e rações animais, grãos e sementes de uso alimentar humano, e em alimentos derivados. Dentre estas, algumas ocorrem freqüentemente em alimentos, apresentando importância especial em países tropicais e emergentes.
A Exposição a uma toxina é inevitável neste mundo. Compostos usados em nossa vida cotidiana, como o uso de detergente, crônica de medicamentos, consumo excessivo de tabaco e cafeína, álcool e uma dieta pobre alta em alimentos processados e gordura são apenas alguns exemplos da exposição a toxinas indesejadas.
Geralmente, a contaminação por micotoxinas se associa ao manejo inadequado das plantações e/ou ao estoque em condições inapropriadas dos produtos. Os principais fatores intervenientes são as condições de umidade e temperatura relacionados à armazenagem. A melhor forma de prevenção, portanto, é a secagem rápida e adequada do produto, que pode ser realizada através da exposição ao sol ou em secadores apropriados. O combate às