Michel Foucault - Conceito de História e Conceito de Homem
Teoria da História I
Claudia Aparecida de Souza
Michel Foucault
Conceito de história e conceito de homem
"Por dominação eu não entendo o fato de uma dominação global de um sobre os outros, ou de um grupo sobre o outro, mas as múltiplas formas de dominação que se podem exercer na sociedade" (Foucault).
Foucault caracteriza a sociedade contemporânea como uma sociedade disciplinar, na qual prevalece a produção de práticas disciplinares de vigilância e controles constantes que se estendem a todo os âmbitos da vida do indivíduo.
Nesse trabalho, vocês pesquisaram os conceitos acima, segundo Foucault, contrapondo seu ponto de vista (fazendo um diálogo textual com a ideologia dele), uma dica como base, o livro: ' As palavras e as coisas'.
Conceito de História
Diferente de grande parte dos filósofos, Michel Foucault tinha uma relação muito próxima com a história. Segundo ele para fazer história é preciso fazer uma genealogia, é preciso reconhecer os acontecimentos históricos, seus abalos, suas supresas, assim como é necessário diagnosticar as doenças do corpo. A história com suas intensidades, seus furores, suas grandes agitações, é o próprio corpo do dever. É preciso ser metafísico para procurar sua alma na idealidade longínqua da origem.
Segundo ele é fundamental investigar as resistências contra os dispositivos de poder, pois somente assim é possível fazer a história do funcionamento do maquinário do poder. O conceito de história de Foucault nos diz que somente por meio daquilo que esta a margem, que está interdito e que se coloca contra a ação do poder é possível entender as estruturas socias ou as regularidades de um campo social. A resistências de poder ocupam papel fundamental, pois para entender os dispositivos de poder é preciso observar as estratégias antagônicas que se colocam contra o mesmo.
Segundo Foucault, fazer história é buscar oposições: insanidade versus sanidade, criminalidade versusa leis, etc. Esse conceito de