Trabalho
CLEUDEMAR ALVES FERNANDES*
RESUMO
No estudo que ora apresentamos, procederemos a um percurso pelas reflexões de Michel Foucault em torno de linguagem e espaço na literatura e articularemos esses conceitos com a noção de sentido colocada pela Análise do Discurso preconizada por Michel Pêcheux.
PALAVRAS-CHAVE: Discurso, literatura, Foucault, sentido, memória.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Entre as imagens cerradas nos seus limites e a
forma em movimento do poema aconteceu
passar a flecha do discurso.
Alfredo Bosi
As reflexões que ora apresentamos integram um estudo mais amplo, apenas iniciado, cujo objetivo principal é o de refletir sobre as especificidades daAnálise do Discurso para o texto literário. Considerando as peculiaridades da produção literária, os aspectos lingüísticos, estilísticos, formais enfim, implicam efeitos de sentido peculiares a essa produção e, ainda, a literatura dialoga com uma exterioridade perpassada pela história, que constitui memória discursiva em diferentes produções e implica efeitos de sentido decorrentes da inscrição dos sujeitos e dos discursos em diferentes lugares sócio-histórico-ideológicos.
*
Professor da Universidade Federal de Uberlândia.
E-mail: cleudemar@uol.com.br
O texto literário sob o olhar da Análise do Discurso pode ser pensado sob vários caminhos. Porém, dada a amplitude dessa temática, nos limitaremos a um percurso pelos conceitos de Michel Foucault acerca do literário, visando sua articulação com a noção de sentidos, ou melhor, efeitos de sentido, passando também pela noção de memória discursiva.1 Feitos esses apontamentos, entre essas possibilidades assinaladas e tantas outras, diante da amplitude e complexidade da obra de Foucault e ainda de sua articulação na Análise do Discurso (GREGOLIN, 2004), faremos mais um recorte. Especificamente, focalizaremos as reflexões
de