meu cu 69
Ana Beatriz Boina Carletto
Ana Carolina Marinho Santos
ESTARTIFICAÇÃO SOCIAL
REGIÃO SUDESTE
EUNÁPOLIS – BA
2013
Ana Beatriz Boina Carletto
Ana Carolina Marinho Santos
ESTARTIFICAÇÃO SOCIAL
REGIÃO SUDESTE
EUNÁPOLIS – BA
2013
Introdução:
A estratificação social está presente em todas as épocas: desde os primeiros grupos de indivíduos, até nossos tempos. Ela apenas mudou de forma, de intensidade, de causas. A Revolução Industrial e o surgimento do capitalismo contribuem para que as questões sobre desigualdade social fossem melhor visualizadas, discutidas e percebidas. Uma das características fundamentais que distinguem nossa sociedade das antigas é possibilidade de mobilidade social. Esses movimentos representam a insatisfação de determinadas classes diante de usa situação que reenvidam direitos e melhores condições de vida. Dentro desde contexto no território brasileiro, os nordestinos viram uma saída para melhora da qualidade de vida na região Sudeste, fazendo deste um lugar de altas taxas de estratificação e desigualdades sociais que prevalecem até o séc. XXI.
Conceito:
É a diferenciação de indivíduos e grupos em posições (status), estamentos ou classes, diferenciação esta feita de maneira hierárquica.
A estratificação social pode ser feita através de:
a) Castas: Um sistema de castas compõe-se de um número muito grande de grupos hereditários, os papeis das pessoas é determinado por sua ascendência, esse é um modelo de estratificação que não apresenta nenhuma possibilidade de mudança de posição social, por isso é chamado de fechado, a pessoa que pertence a uma casta só pode casar-se com um membro da mesma casta. Ex. A Índia a casta tinha caráter religioso.
b) Estamentos: Constitui uma forma de estratificação social com camadas sociais mais fechadas do que as classes e mais