Cobre
[pic]
O cobre é um elemento químico de símbolo Cu (do latim cuprum), número atômico 29 (29 prótons e 29 elétrons) e de massa atômica 63,6 uma. À temperatura ambiente o cobre encontra-se no estado sólido.
Classificado como metal de transição, pertence ao grupo 11 (1B) da Classificação Periódica dos Elementos. É um dos metais mais importantes industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade.
Conhecido desde a pré-história, o cobre é utilizado atualmente, para a produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas metálicas como latão e bronze. O cobre forma uma rica variedade de compostos com estados de oxidação de +1 e +2. Ele não reage com água, mas reage lentamente com o oxigênio atmosférico, formando uma camada marrom escura de oxido de cobre. Em contraste com a oxidação do ferro pelo ar úmido, essa camada de óxido para a corrosão. O cobre tem um tom avermelhado, alaranjado ou cor acastanhada devido a uma fina camada de manchas (incluindo óxidos). o cobre puro é rosa ou cor de pêssego. Cobre junto de ósmio (azulada), césio e de ouro (tanto amarelo) são os únicos quatro metais elementar com uma cor natural que não a cinza ou prata. É facilmente trabalhado, sendo dúctil e maleável. A facilidade com que pode ser levado a cabo o torna útil para trabalhos elétricos, assim como sua alta condutividade elétrica. - PROPRIEDADES FÍSICAS Aspecto: metal de cor rosa avermelhado; densidade: 8,9 kg/dm3; ponto de fusão: 1083 ºC; resistividade elétrica: 0,0171 mm2/m (cobre + 0,04 % O2); coeficiente de dilatação a 20 ºC: 16,5.10-6 por ºC. O cobre é utilizado desde os tempos remotos, sendo um dos primeiro metais utilizados pelo homem, seja na forma pura, através de “marteladas” para sua modelação, ou já como metalurgia, quando o metal era derretido e moldado na forma desejada, ou ainda quando a liga de cobre e estanho era feita – o bronze – que marcou sua importância com a Idade do Bronze. É