Reação de Abandono
Introdução…………………………………………………………………………………………………………………………………2
1.Reação de Abandono…………………………………………………………………………….………………………………..3 1.1. Definições………………………………………………………………………………..………………………………3 1.2 Vários tipos de reações…………………………………………………………………………………………….5
2.Motivos………………………………………………………………………………………………………….……………………….8
3.Combate às reações…………………………………………………………………………………………………….….…...10
Conclusão…………………………………………………………………………………………………………………………….….11
Anexos……………………………………………………………………………………………………………………..………….….12
Bibliografia……………………………………………………………………………………………………………………………...13
Introdução
Este trabalho tem como tema a Reação de Abandono, e foi escolhido com base na matéria dada em aula, pois por isso irá ser apresentado, basicamente, o abandono em si, e como ele pode afetar e traumatizar uma criança. Deste modo, iremos referir e estudar os processos a considerar, como, por exemplo, a vinculação.
Contudo o abandono não pode ser destacado como um único fator de trauma para uma criança, e por isso iremos abordar também a perda, um fator que muitas das vezes é difícil de lidar.
As crianças são diferentes dos adultos, e com isto iremos tratar das consequências dos fatores referidos acima, para de tal modo conseguirmos entender as suas reações e o que pode acontecer caso uma criança não tenha ajuda psicológica.
Porém, nem tudo é tão linear quanto parece, pois antes do abandono já existem elementos significativos para a vida futura de uma criança, com isto quer dizer que iremos operar e destacar os fatores base para hoje em dia numa sociedade tão informada ainda se recorrer a decisões gravíssimas para uma criança ainda em desenvolvimento.
Visamos reconhecer o porquê de crianças institucionalizadas poderem nunca recuperar totalmente de um abandono ou perda, e reforçaremos a pesquisa