tuberculose
A Tuberculose é uma doença causada por um bacilo (Mycobacterium tuberculosis) de crescimento lento, aeróbio estrito, álcool-ácido resistente (BAAR), de transmissibilidade aerógena. Há mais de três mil anos essa bactéria acomete de maneira crescente a população mundial. Na década de 1990, a Tuberculose foi considerada como problema de saúde de emergência global pela OMS, tendo em vista o aumento da incidência e da mortalidade por uma doença tratável e curável.
As últimas décadas foram marcadas por enormes desigualdades sociais nos países em desenvolvimento, como o Brasil. Essas desigualdades são traduzidas em aumento das condições de pobreza e falta de acesso a serviços, crescimento populacional e concentração urbana. Isto repercute negativamente nas doenças endêmicas, como a tuberculose, e a pandemia de infecção pelo vírus da Aids.
Nesse cenário, a deterioração dos programas de controle da tuberculose resultou em grandes desafios no terreno das doenças infecciosas. São eles: aumento expressivo de resistência aos fármacos existentes para tratamento da TB, emergência das formas multirresistentes(TBMR),e mais recentemente, em 2006, a forma denominada tuberculose extensivamente resistente (extensively drugresistant tuberculosis)
No Brasil, vários fatos se seguiram ao desenvolvimento do I Inquérito Nacional de Resistência, cujos resultados foram publicados em 1998. A elaboração de um protocolo para validação de regime terapêutico padronizado para tratamento de casos de TBMR; recomendação de se fazer cultura e teste de sensibilidade em todos os casos de retratamento da doença, segundo diretrizes nacionais para a TB, elaboração de vários trabalhos de pesquisa com a participação de instituições nacionais; implementação de sistema de vigilância epidemiológica de casos resistentes, que implica a notificação de todos os casos e acompanhamento durante e após o tratamento.
Tuberculose
A Tuberculose é uma doença causada por um bacilo