responsabilidade social e meio ambiente aula 07 e 08 do ava da anhanguera 2013
O carpo é a porção proximal da mão, ou seja, o conjunto de ossos dos membros anteriores (ou das extremidades superiores, no homem) que articulam com os ossos do antebraço e com os do metacarpo, em todos os vertebrados que apresentam aqueles membros.
A articulação do carpo com o braço é vulgarmente chamada “pulso”.
O carpo tem 8 ossos, organizados em duas fiadas de quatro ossos cada:
1ª fila: semilunar (ou lunado), escafoide e uma pequena superfície do piramidal (ou triangular), que articulam com o rádio, e o pisiforme, que articula apenas com o piramidal.
2ª fila: hamado (ou hamato), capitado (ou capitato), grande multiangular (ou trapézio) e pequeno multiangular (ou trapezóide), que se articulam da seguinte forma: grande multiangular, que articula com o primeiro metacarpal e com o escafoide. pequeno multiangular, que articula com o segundo metacarpal, com o grande multiangular e com o escafoide capitado (ou grande osso), que articula com o terceiro metacarpal, com o pequeno multiangular, com o escafoide, com o lunado e com o hamado hamado (ou unciforme), que articula com o quarto e quinto metacarpais, com o piramidal, com o capitado e uma pequena superfície com o lunado.
As articulações metacarpofalângicas da mão são articulações condilares (elepsóideas) nas quais o côndilo oval de um osso se articula com a cavidade do outro.
Uma articulação selar é formada quando o trapézio se articula com a base do primeiro osso meta carpal.
Tipo: Condilar (Elipsóidea).
Estrutura: Côndilo oval de um osso articula com cavidade elíptica de outro.
Movimentos: Movimentos em dois planos.
SISTEMA OSTEOARTICULAR
Os cinco metacarpianos são ossos cilíndricos curtos, que se articulam com os ossos do carpo, proximalmente, e com as falanges, distalmente. As falanges dos dedos são ossos cilíndricos curtos, em número de três para cada dedo, exceto para o polegar, que tem apenas duas. Elas são designadas como falanges proximal, média e distal.
Os