Metrologia Dimensional
CENTRO UNIVERSITARIO UNISOCIESC
INSTITUTO SUPERIOR TUPY
Rugosidade
Octávio H. S. Zattar
Prof. Silvio Ricardo Benedito
As superfícies de peças apresentam irregularidades quando observadas em detalhes. Estas irregularidades são provocadas pelas marcas deixadas pela ferramenta que atuou sobre a superfície da peça. A importância do estudo do acabamento superficial aumenta na medida em que cresce a precisão de ajuste entre as peças a serem acopladas. A rugosidade é o conjunto das irregularidades causadas pelo processo de produção, que são as marcas deixadas pelas ferramentas (fresa, rolo, laminador). A rugosidade é também chamada de erro micro geométrico.
Toma-se o perfil efetivo de uma superfície num comprimento (lm), comprimento total de avaliação. Chama-se (le) o comprimento de amostragem. O comprimento de amostragem nos equipamentos eletrônicos é chamado de cut-off (le). É recomendado pela norma ISO que os rugosímetros devam medir 5 comprimentos de amostragem e devem indicar o valor médio (lm) .
Parâmetro Ra é a média aritmética dos valores absolutos das ordenadas de afastamento, dos pontos do perfil de rugosidade em relação à linha média, dentro do percurso de medição (lm).Esse parâmetro Ra pode ser utilizado quando for necessário o controle contínuo da rugosidade nas linhas de produção.
Parâmetro Ry é a rugosidade máxima e está definido como o maior valor das rugosidades parciais que se apresenta no percurso de medição (lm). O parâmetro Ry pode ser empregado em superfícies de vedações.
Parâmetro Rt é a rugosidade total e corresponde à distância vertical entre o pico mais alto e o vale mais profundo no comprimento de avaliação (lm), independentemente dos valores de rugosidade parcial. O parâmetro Rt tem o mesmo emprego do Ry, mas com maior rigidez, pois considera o comprimento de amostra igual ao comprimento de avaliação.
Parâmetro Rz corresponde à média aritmética dos cinco valores