Metrologia dimensional
2012
Flávio Teixeira
CENFIM-ARCOS VALDVEZ
09-07-2012
Introdução
A metrologia tem início por alguns definido por volta do século XVI, mas é já no século XVIII após a revolução francesa que se dá a criação do sistema métrico, sendo mais tarde criado em frança um comité de pesos e medidas de onde nasceu o metro e já em 1960 foi criado o primeiro sistema internacional de unidades para que fosse possível maior interação comercial.
A metrologia dimensional é uma ciência dedicada ao estudo da medição, no seu aspeto prático, mas também na sua vertente teórica, assim sendo é a metrologia que se dedica criação e desenvolvimento de padrões, bem como seu aperfeiçoamento e implantação, é também responsável pela criação dos aparelhos, por vezes também estes são considerados um padrão. Tendo por objetivo a otimização dos processos de medição, o rigor das medições, o aumento da qualidade dos produtos na fabricação.
Índice
Introdução
Sistema internacional de unidade
Sistema internacional e sistema prático oficinal
Erros de leitura
Incerteza e valores prováveis da medição
Aparelhos de medição
Leitura de cotas toleranciadas
Simulação de validação da medição
Conclusão
Sistema internacional de unidades
Hoje em dia o ideal seria um único sistema de unidades no mundo inteiro que por todos fosse aceite e entendido.
Na realidade muito já foi feito e o sistema internacional é hoje em dia o maior sistema de unidades reconhecido, assim se tornou pela coerência demonstrada nas atividades técnicas e de negócio existentes. Foi um sistema criado em 1960 pela conferência de pesos e medidas, sendo este uma derivação do sistema métrico regido a partir de sete unidades fundamentais de onde se criaram derivações e com uma conveniência de base 10.
É um sistema que procura uniformizar e facilitar medições através da criação de padrões e de sistematização de unidades de medida.
As sete unidades são as seguintes
Nome