Metrologia dimensional
Juntamente com a colocação dos conceitos fundamentais relacionadas com metrologia será definida uma terminologia compatibilizada, na medida do possível, com normas nacionais e internacionais. Esta terminologia deverá ser empregada no âmbito desta disciplina. Procurou-se respeitar uma base técnico cientifica e a objetividade. Pode-se encontrar diferenças em relação a outras instituições, já que ainda não existe uma terminologia comum em uso no Brasil. A terminologia a ser utilizada possui uma forte influência do VIM, Vocabulário Internacional de Metrologia (no Brasil publicado pelo INMETRO) e do laboratório de metrologia da Universidade Federal de Santa Catarina, instituição com a qual vários professores da UNIFEI têm mantido contatos e realizado trabalhos nos últimos anos.
3.1 - A diferença entre metrologia e instrumentação
Para se iniciar no estudo da metrologia se faz necessário fazer uma distinção entre a que é metrologia e instrumentação, termos estes relacionados a assuntos distintos, mas em que existe relativa confusão.
A metrologia é a ciência da medição. Trata dos conceitos básicos, dos métodos, dos erros e sua propagação, das unidades e dos padrões envolvidos na quantificação de grandezas físicas, bem como da caracterização do comportamento estático e dinâmico dos sistemas de medição. Na metrologia o sistema de medição é considerado uma caixa preta.
A instrumentação é a conjunto de técnicas e instrumentos usados para observar, medir, registrar, controlar, atuar em fenômenos físicos. A instrumentação preocupa--se com o estudo, desenvolvimento, aplicação e operação dos instrumentos.
3.2 - 0 procedimento de medir
Medir é a procedimento experimental pelo o qual a valor momentâneo de uma grandeza física (grandeza a medir) é determinado como um múltiplo e/ou uma fração de uma unidade, estabelecida por um padrão.
A grandeza a medir (GM) pode ser a temperatura,