origem eng
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL
DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A ENG. FLORESTAL
Origem da Engenharia Florestal no Brasil e no Mundo.
Aluna: Bárbara Jossany Gomes de Santana
Recife, PE
Maio de 2015
Origem da profissão
Primeiros engenheiros florestais na Europa (idade media) gerenciavam a quantidade de animais para caça, floresta para produção de madeira; madeira para energia, mobília e construção.
Origem da Eng. Florestal no mundo
A primeira escola a estudar e a formar especialistas em ciência florestal, no mundo, foi criada em 1811 em Tharandt, na Alemanha. Em 1825 foi fundada, também na Alemanha, a Universidade de Gissem, e em 1830 a Academia de Eberswald e a Academia Florestal de Eisenach. Alguns anos mais tarde surgiram as Universidades de Carlsruhe, Munich, Tubigem, Rottenburg e Freiburg (onde está localizada a Floresta Negra), que também ministram cursos de Engenharia Florestal. A partir de então, outros países também criaram o curso. Na Europa, cada país possui pelo menos uma escola de Engenharia Florestal.
Na América, a primeira escola foi fundada em 1895, em Baltimore, nos Estados Unidos. Até 1955 estes países contavam com 37 escolas e formavam mais de 1000 engenheiros florestais por ano. Os outros países da América que contam com o curso de Engenharia Florestal são: Brasil, Canadá, México, Costa Rica, Chile, Argentina, Venezuela, Cuba e Colômbia.
Engenharia Florestal no Brasil
Em 1960 foi criada a Escola Nacional de Florestas, primeira do ramo no Brasil instalada primeiramente em Viçosa - MG e posteriormente transferida para Curitiba - PR em 14 de novembro de 1963, atualmente o curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Neste mesmo ano da referida transferência foi criada a segunda Escola Superior de Florestas em Viçosa - MG, atualmente curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa. Assim, as duas primeiras escolas brasileiras do ramo foram