Metodos
A palavra método vem do grego methodos e é composta de metá (através de, por meio de) e de hodós (via, caminho). Para que você possa entender o significado da palavra em seu sentido etimológico imagine a escalada de uma montanha que oferece muitas dificuldades na subida. Antes de subir, certamente, será necessário estudar a montanha para ter a certeza do melhor caminho a ser seguido, providenciar as ferramentas necessárias e conhecer as regras e técnicas da escalada. A palavra método foi utilizada neste sentido, querendo designar via, caminho, meio ou linha de raciocínio.
Para todas as atividades da vida humana é necessário escolher a melhor via, o melhor caminho, isto é, o melhor método. Na ciência também não é diferente. Se o pesquisador lança um problema de pesquisa, se deseja investigar um determinado fenômeno, precisa, antes de tudo, determinar o caminho a ser seguido para encontrar respostas para o seu problema. Assim, o método consiste no ponto de ligação entre a dúvida e o conhecimento.
[...] A própria significação da palavra ‘método’ indica que sua função é instrumental, ligando dois pólos, a saber, um pólo de origem ou ponto de partida (estado de ignorância), outro pólo de destinação ou ponto de chegada (estado de conhecimento) [...]. O método corresponde ao grande empreendimento de construção do saber científico, da fase investigativa à fase expositiva [...]. O método se confunde com o processo por meio do qual se realiza a pesquisa científica. (BITTAR, 2003, p. 9-10).
Cardoso (1982, p. 57) afirma que o método diz respeito aos meios de que dispõe a ciência para propor problemas verificáveis e para submeter à prova ou verificação as soluções que forem propostas a tais problemas. Assim, a primeira pergunta que deve ser feita para saber se um dado conhecimento é científico é: como foi obtido? Ou, em outras palavras, como chegou-se a considerar que tal conhecimento é verdadeiro (no sentido das verdades parciais e