Extração ácido base
Alunos: Gabriel Sobral Marcos Vinícius Taísa Leiras Victor Ribeiro
Turma: FM 141
Grupo:
Introdução
Para a execução dessa prática foi utilizado como referência o modelo ácido-base de Lewis,que define como base uma espécie doadora de elétrons e como ácido uma espécie aceptora de elétrons. Á partir desse conceito se torna possível,teoricamente, extrações de substâncias com diferentes níveis de acidez ou basicidade encontrados em um composto homogêneo.Adicionando um ácido a uma solução composta de um ácido orgânico e uma base irá ocorrer uma protonação da base,mas não ocorrerá alteração no ácido. Sendo o ácido orgânico, ou seja, um ácido carboxílico, suficientemente forte, a sua ionização será reprimida pelo ácido adicionado.Já a adição de uma base em uma solução de ácido orgânico e uma base causará a desprotonação do ácido e a formação de seu respectivo sal enquanto a base permanece inalterada.Da mesma maneira que o ácido, a dissociação de uma base forte é reprimida pela base adicionada.
Para comprovar essa teoria será utilizada a Cibalena , um medicamento utilizado, em geral, para o tratamento da gripe.Seus princípios ativos são a cafeína, o paracetamol e o ácido acetilsalisílico(AAS) e os mesmos serão as espécies para extração.
Objetivo
Separar os princípios ativos presentes na cibalena utilizando o método de extração ácido-base.
Materiais e Reagentes
Materiais
Béquer (3)
Bastão de vidro
Funil de separação
Graal e pistilo
Papel Indicador
Reagentes
Cibalena
CHCl3
HCl
NaOH 10%
HCl 10%
Procedimento
Foram triturados 8 comprimidos de cibalena. O sólido obtido foi transferido para um erlenmeyer, onde foi dissolvido em 30,0 mL de CHCl3 até homogeneizar a solução. Em