aerotecnologia

1014 palavras 5 páginas
AEROTECNOLOGIA, Motopropulsão.

Ah muito tempo atrás, no primeiro século depois de cristo começou a ser estudado um tipo de energia mecânica, com o nome de eolìpila por Heron de Alexandria. Mas infelizmente seu invento não foi reconhecido, simplesmente consideraram como uma curiosidade. Só levariam a serio a propulsão a jato, com a invenção do foguete, inventado pelos chineses no século XI. O primeiro avião comercial no Brasil a possuir motor a jato foi o Super C-46, ele não foi um avião de grande relevância, porem o emprego do C-46 na aviação comercial, foi bastante significativo segundo GUILHERME POGGIO editor do site historia da aviação.

Já há 135 anos em 1876, foram inventados os motores a pistão de quatro tempos. Esses desde o inicio usados na aviação, para aeronaves mais leves. O primeiro motor viável foi o JUMKERS 004, modificado pelo austríaco Anselm Franz da divisão de motores da junkers.

Esses dois motores são utilizados em aeronaves (todo aparelho manobrável em vôo, capaz de se sustentar e circular no espaço aéreo mediante reações aerodinâmicas e capaz de transportar pessoas ou coisa). Mas qual seriam suas diferenças? Qual o mais eficaz? Bom, isso veremos no decorrer desse assunto.

MOTORES A JATO

Há vários tipos de motores a jato (também conhecido como motor a reação), como os turbo-hélice, turbojato, turbofans, etc... Todos eles são propulsionados por um jato expelido em alta velocidade.

O turbo-helice tem uma grande hélice que desloca uma grande quantidade de ar ate velocidades limitadas. Quando o avião excede certo limite de velocidade, a hélice não fornece mais potencia.

Já os turbojatos, movem uma massa de ar menor, assim como de combustível, que è expelida em velocidade mais altas com o auxilio de dutos convergentes/divergentes. È por isto que são adequados para o uso em velocidades supersônicas. Por outro lado, a eficiência energética è maior quando o motor desloca uma grande massa de ar em relação a velocidade do avião.

Relacionados

  • An Lise Est Tica E Din Mica P Helic Ptero
    14331 palavras | 58 páginas