METODOS SINTETICOS DE ALFABETIZAÇÃO
2188 palavras
9 páginas
Sabemos através de registros históricos que a invenção da escrita surgiu da necessidade dos homens se comunicarem uns com os outros. Mas a criação de um sistema de escrita levou junto à preocupação em decifrar e entender o código. A essa decifração e leitura é que chamamos de alfabetização. Assim, a alfabetização nasceu junto com a invenção da escrita. Não adiantaria criar símbolos para registrar ou comunicar algo, era necessário ensinar como decifrar esses símbolos. Na antiguidade, as pessoas aprendiam a decodificar esses códigos de uma forma natural, não era necessário ir à escola para aprendê-lo. Após a transição da economia agrária para o urbano industrial, em especial no surgimento das indústrias, a aprendizagem da leitura e da escrita tomou outras perspectivas. O uso da escrita na sociedade cresceu consideravelmente com a produção de livros com a invenção das máquinas. Após as revoluções Industrial e Francesa a alfabetização se tornou algo essencial para a vida do homem, as pessoas começaram a sentir cada vez mais o poder da comunicação por meio da palavra escrita.
Diante dessa nova realidade, a escola toma a responsabilidade à educação do ensinar a ler e a escrever para as crianças. Começava a aparecer os métodos como forma de ensinar as crianças a lerem, assim cada método atendia uma nova perspectiva da educação. Até os anos 80 aparecem dois métodos diferentes de alfabetização para orientar os professores, são eles: sintético e analítico.
Os métodos sintéticos foram desenvolvidos e aplicados num momento em que a escola, uma instituição que estava sendo inicialmente organizada, apresentava precárias condições de funcionamento, e em virtude de diversos aspectos, entre eles as dificuldades de utilização e de manutenção e do alto custo do material para escrita, priorizava o ensino da leitura. Esse método estabelece uma correspondência entre o som e a grafia, entre o oral e o escrito, através do aprendizado de letra por letra, ou sílaba por sílaba e palavra