Metodos Ginásticos
Hoje em nosso dia a dia praticamente todo movimento que fazemos está ligado a ginástica, neste trabalho iremos relatar como surge a ginástica e os seus principais métodos implantados através dela. Podemos citar por exemplo o método sueco que visava a saúde, o método alemão mais voltado para a força física e questões militaristas, o método natural de Hebert onde era mais voltado a execução de exercícios através de objetivos compostos pela própria natureza e por último o método francês que tinha mais ênfase na força. Dentre todos estes aspectos nasce a ginastica e seus diversos movimentos que apresentaremos neste trabalho.
GINÁSTICA
Expressão Corporal
Exercício Militar
“O exercício tanto torna o homem saudável como sábio e justo (...) quanto maior sua atividade física, maior sua aprendizagem” (Jean – Jacques Rousseu)
Por volta de 2.600 A.C a ginástica começou a ser utilizada como prática esportiva.
Os gregos foram os primeiros a criar escolas destinadas a preparação de atletas. Chegando em Roma, o fim foi totalmente militar, recebendo o nome de “ginástica higiênica”.
No século XVIII o conceito de ginástica se divide em dois: Expressão Corporal e Exercício Militar.
Surgem na Europa diferentes modos de ver e se aplicar a ginástica, surgem então os “métodos ginásticos”. Cada um representando o seu país de origem.
Visto por um modo mais amplo todos tinham algo em comum: regenerar a raça, promover a saúde, formar pessoas para servir a pátria e a indústria e, por fim, para desenvolver a moral dos cidadão.
MÉTODOS
Método Alemão:
Espirito nacionalista;
Amor à pátria;
Higienismo para que o corpo se tornasse ágeis, fortes e robustos;
Principal educador: Friedrich Ludwig Jahn (1778 – 1825);
Usava “obstáculos artificiais”, que um pouco mais tarde foram nomeados como os de hoje