métodos ginásticos europeus
Nos anos 80, a ginastica aeróbica ganhou grande espaço nas academias, beneficiando-se da popularidade de conceito de ''exercício aeróbio'', difundido pelo médico norte americano Kenneth Cooper e pelos videos produzidos pela atriz Jane Fonda, contudo, caracterizada pela excessiva presença de saltitos e giros, realizados sem a devida preocupação com a postura a ginástica aeróbica levou ao aparecimento de lesões articulares em seus praticantes.
Surge, então, a ginástica aeróbica de baixo impacto, que busca minimizar os efeitos lesivos às articulações, seguida do step Training.
As esteiras rolantes e bicicletas ergométricas chegam como alternativas de exercícios físicos aeróbicos.
Exercícios aeróbicos são aqueles que temos condições de suportar por períodos prolongados, sem nos sentirmos desconfortáveis ou fatigados, com predomínio do sistema de produção de energia em que o oxigênio tem participação direta.
À medida que os exercícios se tornam parte da nossa rotina, vamos melhorando nosso condicionamento físico e, também, o nosso organismo passa a utilizar o oxigênio mais precocemente e com mais eficiência.
Exercícios aeróbicos são a melhor aposta quando o objetivo é perder as gordurinhas da barriga. É o que diz um estudo realizado pela Duke University Medical Center, nos Estados Unidos.
Para chegar aos resultados, que foram publicados no American Journal of Physiology, 196 adultos sedentários e com sobrepeso, entre 18 e 70 anos, foram acompanhados por seis meses. Eles foram divididos em três grupos: os que realizaram apenas treino aeróbico, apenas treino de resistência ou uma combinação dos dois.
O grupo dos exercícios