Metodos de Pesquisas
Justificativa: No estudo de coorte o pesquisador verifica quais pessoas apresentam o fator causal suspeito e quais não apresentam. As que apresentam o fator causal suspeito constituem o grupo dos casos, e as que não apresentam esse fator constituem o grupo controle. Então não tem possibilidade no estudo de coorte o grupo controle apresentar estágios diferentes da doença se a doença só se manifestará futuramente.
Além do mais, a amostra deve ser grande para garantir que um número razoável de pessoas desenvolva a doença, deve ser composta de indivíduos sadios e o estudo é prospectivo e período longo, porque é preciso esperar a doença ocorrer.
2 – ( F ) Nos estudos transversais, a amostra deve ser composta apenas por indivíduos doentes, pois se trata de um método que estuda a prevalência das doenças.
Justificativa: A amostra não é composta apenas por indivíduos doentes e sim por indivíduos sadios e doentes, onde se comparam o grupo com fator causal com e sem a doença e o grupo sem fator causal com e sem doença.
3 –( F ) O estudo observacional é a melhor opção metodológica se o pesquisador pretende verificar o efeito de uma nova droga no tratamento da Doença de Chagas.
Justificativa: A opção melhor de metodologia seria o estudo experimental. O observacional é para levantar fatores de risco para as doenças, para levantar efeitos colaterais de medicamentos e avaliar políticas de saúde pública.
4 –(V ) O estudo observacional é a melhor opção metodológica para verificar se o hábito de fumar está relacionado com o baixo peso de bebê ao nascer.
Justificativa: Sim.No estudo observacional o pesquisador terá como colher dados da amostra e fazer um acompanhamento para