metodos de ensino
Docente: Francisco Edson Gomes de Almeida
Disciplina: Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento
Data: 22/09/14
Discentes: Cintia Malcher; Dominique Cavaleiro; Nilson Way Way; Wilciane Rebelo
Assunto: Técnicas de Ensino
INTRODUÇÃO
O trabalho analisa as diferentes técnicas de ensino que podem ser utilizadas na prática educacional, podendo escolher a melhor a ser aplicada em um momento adequado. As técnicas que aqui serão analisadas são: aula expositiva, estudo do texto e seminário. Cada uma dessas técnicas terá uma breve compreensão do que será explicitado.
ORIGEM
O termo técnica deriva do grego “tékhne”, sendo seu significado arte ou habilidade. A técnica no âmbito educacional passou a ser o método pelo qual se pretende realizar o processo ensino-aprendizagem, onde se destacaram a partir dos anos70 a pedagogia tecnicista, onde o enfoque são as técnicas, das quais os professores deveriam aprendê-las. A partir dos anos 80, nasce a pedagogia crítica, com o objetivo de enfatizar o contexto social da escola, deixando as técnicas de lado.
É fundamental o docente consiga aplicar essas técnicas, a falta de instrução resulta frustração profissional. Desenvolver diferentes pontos de comunicação, como filmes, músicas, língua oral e escrita e formas sociais de trabalho, individuais, pequenos grupos ou em turma. Dessa forma, o docente analisa a melhor forma e o melhor momento.
AULA EXPOSITIVA
O professor como centro das atenções, domínio do conteúdo e a transmissão para os alunos, onde o método era mais adequado nos anos 30. Com o surgimento da Pedagogia Nova o aluno passou a ser o centro das atenções e as técnicas foram postas em prática. Nos anos 70 surgiu a Pedagogia Tecnicista mais ainda com as aulas expositivas, já na década de 80 entra a Pedagogia Crítica, centralizando a escola com a realidade social e deixando em segundo plano as técnicas de ensino.
O professor deve estimular a discussão, a conversa os exemplos