metodos de elevacao artificial
A seleção do método: para saber quando vale a penar aplicar algum método artificial é preciso saber se existem gás e energia disponível, a profundidade do poço, a vazão que esse poço tem, se o poço é direcional, se a água é um problema e se existe potencial de incrustação.
Tipos de elevação artificial: esse método pode ter tanto em terra quanto em mar, e são eles: bombeio mecânico (BM), gás lift continuo (GLC), gás lift intermitente (GLI), bombeio por cavidades progressivas (BCP), bombeio centrifugo submerso (BCS), bombeio hidráulico (BH).
Os métodos:
Bombeio Mecânico (BM): é o método mais usado no mundo, é feito em terra. Pode fazer com que a vazão média de um poço raso suba e para grandes profundidades ele eleva a vazão. Os componentes desse método são: bomba de superfície, coluna de hastes, unidades de bombeio e motor. Ele transforma o movimento rotativo em movimento alternativo por uma unidade de bombeio próximo a cabeça do poço. Esse método tem certos problemas em poços que produzem areia, pois irá desgastar as partes móveis da bomba.
Bombeio Centrifugo Submerso (BCS): nesse método a energia é transmitida no poço através de um cabo elétrico que é transformada em energia mecânica através de um motor de subsuperfície em que está conectado a uma bomba centrifuga, ela transfere energia ao fluido e isso faz com que ele consiga subir até a superfície. Os componentes desse método podem ser divididos em componentes de superfície e de subsuperfície, os de subsuperficie são: a bomba, o motor, admissão, protetor. E os de superfície são: quadro, transformador, cabo elétrico, caixa de ventilação, cabeça de produção e variador de frequência. Ele é aplicado em poços que produzem com pouco gás livre ou em poço de