livro "A verdade e as formas jurídicas"
Marxismo Acadêmico, foi o primeiro fator relevante utilizado por Michel Focault, que acreditava na existência do ser humano, por meio de suas expressões e reflexões, entretanto essa pratica marxista apresentou alguns erros, como padronizar todas as ações humanas e o sujeito, sem que eles, tenham originalidade e personalidade, resumindo tudo seria sempre igual, os cenários econômicos e sociais nunca seriam distintos.
Porém o autor, começa a se basear em outra linha de pensamento, a de que cada indivíduo e único e possui historias e experiências diferentes, especificamente no século XIX, esses homens foram retratados nas suas inúmeras personalidades, mas o que eles tem em comum, e que todos fazem parte de uma vigência e de um aspecto social. Importante ressaltar que o conhecimento do sujeito nasce com ele e naum e simplesmente um saber dado, emprestado ou até mesmo comprado.
Outro fator de extrema importância para essa pesquisa foi a utilização do discurso, que pode ser empregado de maneiras diferentes, a medida que o tempo foi passando a linguagem passou por inúmeras transformações e se tornou fundamental ao longo dos anos.
Para finalizar o ultimo fator relevante para essa pesquisa e o da Psicanálise, que com a ajuda da filosofia ocidental, coloca o homem em uma posição de destaque na sociedade, deixando a teoria Teocentrista de lado, de que Deus e o centro de tudo, para a entrada do Antropocentrismo.
A história em si, contou com a participação do ser humano na sua formação, tal sujeito modelou cuidadosamente os momentos históricos verdadeiros da sociedade, por falar nesse assunto, a verdade sempre foi e ainda e muito discutida pelas pessoas que possuem cada uma a sua "verdade"o seu ponto de vista, segundo Focault a verdade pode ser classificada em duas vertentes,