práticas de química
ENGENHARIA DE PETRÓLEO
JEFFERSON AFONSO DE FARIAS
MÉTODOS DE ELEVAÇÃO ARTIFICIAL
MACEIÓ
2014
JEFFERSON AFONSO DE FARIAS
MÉTODOS DE ELEVAÇÃO ARTIFICIAL
Relatório referente a pesquisa sobre métodos de elevação artificial, solicitado pela professora Jaqueline Albuquerque responsável pela disciplina práticas de engenharia de petróleo, com intuído de obtenção de nota para primeira unidade do período.
MACEIÓ
2014
INTRODUÇÃO
Métodos de Elevação são utilizados para transportar determinado fluido de um ponto de maior pressão para o ponto de menor pressão. Estes subdividem-se em: natural e artificial.
OBJETIVO
O trabalho apresentado tem por objetivo apresentar os principais métodos de elevação empregados na indústria petrolífera de extração.
OBJETIVO GERAL
Elevação artificial
Há reservatórios que possuem pressão relativamente baixa, neste caso os fluidos contidos nele não alcançam a superfície, sendo necessário utilizar métodos de elevação artificial. Esses métodos de elevação também são utilizados no final da vida produtiva por surgência ou quando a vazão dos poços está muito abaixo do que poderiam produzir. Na indústria de petróleo há quatro principais métodos de elevação artificial, gás-lift contínuo (GLC) e intermitente (GLI), bombeio centrífugo submerso (BCS), bombeio mecânico com hastes (BM) e o bombeio por cavidades progressivas (BCP) (THOMAS, 2004).
OBJETIVO ESPECIFICO
Gás-lift
Esse método de elevação por ter um custo relativamente baixo para produzir em poços profundos, é bastante utilizado. Sendo propício para poços produtores de fluidos com alto teor de areia, elevada razão gás – liquido