química prática
UFOP – MG
QUÍMICA GERAL
REAÇÕES QUÍMICAS – PRÁTICA 04
Rua Diogo de Vasconcelos, 122 - 35400-000
Ouro Preto – MG
AGOSTO/2013
OBJETIVO
O objetivo da prática reações químicas é observar e analisar as etapas e os resultados dos diversos tipos de reações, como a de decomposição, síntese, deslocamento simples ou troca simples e deslocamento duplo ou troca dupla, assim como os reagentes e produtos envolvidos.
INTRODUÇÃO
As reações químicas são processos que transformam uma ou mais substâncias, chamados reagentes, em outras substâncias, chamadas produtos. Uma reação química promove mudança na estrutura da matéria.
A representação das reações são feitas através das equaçõesquímicas (representação gráfica), mas na equação não é mostrado as condições experimentais ou se qualquer energia (seja sob a forma de calor ou luz) está envolvida, além disso, também não nos indica se uma reação é explosiva ou quanto tempo demora a acontecer.
Exemplo: 2H2 + O2 → 2 H2O
Reagente Produto
Devida à sua natureza, as reações químicas podem ser classificadas como:
Reações de análise;
Reações de decomposição;
Reações de síntes;
Reações de deslocamento simples ou troca simples;
Reações de deslocamento duplo ou troca dupla;
Reações de complexação aniônica;
Reações de complexação catiônica;
Reações de oxi-redução.
Na prática realizou-se reações do tipo de: análise, de decomposição, de síntes e de troca simples, troca dupla.
PARTE EXPERIMENTAL
2.1 – Reação de Decomposição
Misturou-se, em um tubo de ensaio, certa quantidade de KClO₃ (clorato de potássio) e MnO₂ (bióxido de manganês), obtendo um pó na coloração preta. Com uma pinça de madeira segurou-se o tubo e aqueceu-o na chama do bico de bunsen. Após o aquecimento foi verificada a