pratica de quimica
Tema da Aula 1: Preparo e Abertura de Amostra para Análise de Cátions e Ânions
Data:
.Turma A - 21/02
.Turma B - 28/02
.Turma C - 17/02
.Turma D - 24/02
Objetivo(s): Conhecer e realizar abertura de amostras químicas.
Número de grupos: 06
Material por Grupo
Quantidade
Discriminação do Material
Especificação (se houver)
Béquer
25-50-100 mL
8
Tubo de ensaio para centrífuga com grade de suporte dos tubos
1
Piceta com água destilada
1
Pipeta graduada com pêra
4
Conta gotas
1
Centrífuga
Observações:
Material nas bancadas laterais
Quantidade
Discriminação do Material
Especificação (se houver)
20 mL
Ácido Clorídrico HCl
1 M
20 mL
AgNO3
20 mL
Pb(NO3)2
01
CuSO4
01
KCl
Observações:
1 – Introdução
Quando um soluto sólido começa a se dissolver em um solvente, a concentração de partículas do soluto na solução aumenta, bem como suas chances de colidir com a superfície do sólido. Tal colisão pode resultar em cristalização, ou seja, na religação da partícula do soluto ao sólido. Deste modo, dois processos opostos ocorrem em uma solução em contato com um soluto não dissolvido: dissolução e cristalização. Quando as velocidades desses dois processos se tornam iguais, um equilíbrio dinâmico é estabelecido.
Uma solução em equilíbrio com o soluto é saturada. O soluto adicional não se dissolverá se adicionado a uma solução saturada. A solubilidade de um soluto é a quantidade necessária daquele soluto para formar uma solução saturada em certa quantidade de solvente.
Consequentemente, uma solução insaturada contém menos soluto do que o necessário para formar uma solução saturada, enquanto que uma solução supersaturada contém mais soluto do que em uma solução saturada.
Como o soluto em uma solução supersaturada está presente em concentração mais alta do que a de equilíbrio, este tipo de solução é instável, e tende a formar corpo de fundo, que é o soluto não