Prática de química
(EEEP) Maria Carmem Vieira Moreira
PRÁTICAS DE LABORATÓRIO RELATÓRIO I
Disciplina: Físico-Química
Prática: Determinação do teor de NaOH na Soda Cáustica Professora: Eliene Coelho 2º Ano Química Data: 19/08/2014
Nome
Nº
Dariel Nogueira Honorato
07
Maracanaú
2014
1. OBJETIVO
- Através de praticas e cálculos, determinar o teor de hidróxido de sódio presente na Soda Cáustica.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
-Concentração de Soluções:
Uma solução é uma mistura homogênea de um soluto (substância sendo dissolvida) em um solvente (substância que efetua a dissolução), podem ser sólidas, líquidas ou gasosas. A concentração de uma solução deve ser expressa em unidades quantitativas. São usadas as chamadas unidades de concentração que são medidas quantitativas da afinidade de soluto que se dissolve. A quantidade relativa de uma substância é conhecida como concentração e é expressa em diferentes unidades.
Concentração Comum (C):
É a quantidade de soluto dissolvido em determinada quantidade da solução (soluto + solvente), sendo assim, é uma relação entre a massa de soluto presente numa solução e o volume desta.
Se tiver muito soluto dissolvido em pouco solvente, dizemos que a concentração está alta ou que ele está muito concentrado e vice-versa.
É calculada pela fórmula massa soluto/volume (solução). Sua unidade no SI é kg/m³, porém é muito mais comum encontrarmo-la expressa em g/L.
Sendo: C = concentração comum m1 = massa do soluto, em gramas. V = volume da solução, em litros.
Densidade (d):
A densidade de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. O símbolo para a densidade é ρ e a unidade para a densidade é quilogramas por metro cúbico (kg/m³).
Densidade relativa é a relação entre a densidade da