pratica de quimica
Resultados e discussão
Entre todos os não-metais, os halogênios são os mais reativos. Todos os halogênios tem um elétron a menos que os respectivos gases nobres que o seguem na tabela periódica. Como conseqüência dessa forte tendência em adquirir um elétron, os halogênios reagem com metais e não- metais para formar compostos covalentes, estes compostos geralmente formam compostos que atuam como agentes oxidantes . O Flúor é um agente oxidante poderoso e este poder decresce descendo no grupo.1
1a Parte: Preparação dos halogênios.
As reações ocorridas durante a aula prática envolvera os halogênios. Basicamente todas as reações são de óxido redução . Nesta primeira parte foram misturados em um tubo de ensaio as soluções de cloreto de sódio, dióxido de manganês e ácido sulfúrico á 20 %. As soluções contidas no tubo de ensaio após efervescência e pode-se observar a liberação de um gás de cor amarelo- esverdeado, o que caracteriza que uma reação ocorreu, houve liberação do gás cloro.
4 NaCl(aq) + MnO2(aq) + 2 H2SO4(aq) 2 Na2SO4 + MnCl2(aq) + 2H2O(l) + Cl2(g)
A atividade oxidante dos halogênios aumenta com a diminuição do raio atômico, sendo o flúor o oxidante mais forte. Suas propriedades redutoras apresentam-se muito fracas, sendo o iodo, em comparação com os outros halogênios, um redutor mais forte.
Neste caso específico pode-se concluir que o cloreto de sódio se oxida, ele que será o agente redutor da reação quando em presença de ácido sulfúrico e dióxido de manganês, o resultado será a formação gás cloro.
A substância que pode ser usada no lugar do dióxido de manganês para a preparação dos halogênios pode ser o dióxido de ferro. O flúor não pode ser obtido da mesma maneira pois devido ao flúor ser muito eletronegativo ele atrairia os hidrogênios da água e formaria o ácido fluorídrico.
2a Parte: Obtenção dos hidrácidos dos halogênios.
Nesta primeira parte o intuito foi de obter os diferentes