Digesto Planejamento Estratégico
O autor relata as diferentes formas do planejamento estratégico dentro das organizações, para isso é preciso que o atual funcionário tenha ideia do que o anterior fez e ter em mente se seu planejamento é eficaz para a organização ou não. Na modera estratégia é importante a comparação com velho planejamento estratégico, para que quem esteja aprendendo saiba no que o velho planejamento estratégico foi eficaz e no que a Moderna estratégia está trazendo de novo para as empresas. O autor relata as críticas que foram lançadas no esquema logico de planejamento que se tornara o mais perfeito. Em meio as críticas surgiam novas ideias para novos conceitos de estratégias para as empresas. Hoje em dia não se critica nem se menciona o velho planejamento estratégico.
Etapa 1: estratégias da empresa.
O importante é ter vantagem competitiva, isto começa nos níveis operacionais. A estratégia mais importante tem alta participação dos níveis mais inferiores da administração. Hoje não é mais usado o termo “tático” para designar a ligação de estratégia corporativa e de negócios, o novo termo usado é arquitetura estratégica, para terem vantagens competitivas. A estratégia ficou mais eficaz, pois a alta administração deixou de fazer parte dos níveis operacionais se virando somente para a administração corporativa.
Etapa 2: objetivos da empresa.
Nesta etapa as empresa se identificam por: objetivos e missões da organização estes eram consideráveis indispensáveis para o processo de planejamento. Explicações sobre as mudanças, * o objetivo é necessariamente dobrar a concorrência. * para os autores Hamel e Prahalad os altos executivos não sabem distinguir a missão das suas empresas da dos concorrentes tornando inútil a definir a missão e também os objetivos. * para empresas de mercado competitivo já estão definidos os efeitos de estratégicos sempre obtendo vantagens competitivas. Não sendo necessário os objetivos.
Etapa 3: levanta as ameaças e oportunidades do ambiente