Enchimento automático de garrafas utilizando PLC
Diego César N. Teixeira, Naraiel P. Ferrari, Afrânio Ornelas R. Vilela, Fabiano Marcarini, Idaer Stefani
Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Viçosa, MG
E-mails: diegocesarnt@msn.com, naraiel.ferrari@ufv.br, afranio_ruas@hotmail.com, fabiano.marcarini@ufv.br
Resumo – Este trabalho tem como objetivo o entendimento da estrutura, aplicação industrial de um sistema automático de garrafa controlado por um CLP. Além da implementação de uma lógica Ladder e uma construção física capaz de recriar o engarrafamento de cerveja.
I. Introdução
Automação industrial é a aplicação de técnicas, softwares e equipamentos específicos em uma determinada máquina ou processo industrial, com o objetivo de aumentar a sua eficiência substituindo algumas tarefas da mão-de-obra humana e realizando outras que o humano não consegue realizar.
Um dos principais dispositivos utilizados no processo de automação são os CLP´s (Controladores Lógicos Programáveis). Um CLP consiste basicamente na unidade central de processamento (CPU), que controla toda a atividade deste, e na interface de entradas e saídas do sistema que são conectados fisicamente nos dispositivos de campo (interruptores, sensores, etc.). Geralmente, para programar um CLP é usada a linguagem Ladder [3].
Uma das aplicações que podem usar os CLP’s é na linha de produção da cerveja, por exemplo. Dentre todo o processo, um que chama a atenção, e que, hoje, seria inviável se fosse um trabalho manual, é na linha de transporte e engarrafamento da cerveja.
O processo de engarrafamento é muito parecido para diferentes marcas de cerveja. Ele consiste basicamente em uma esteira, na qual é responsável pelo transporte das garrafas, um tanque, onde fica armazenada a cerveja que será engarrafada e uma enchedora que é responsável pelo enchimento das garrafas [2].
Figura – Linha De Enchimento
A enchedora é certamente a máquina mais importante da