Sensores e instrumentação
Automação Industrial 4º Semestre
Bruna
Thiago
OBJETIVO
O Objetivo desse projeto é implantação de um sistema de automação em uma empresa de refrigerante em que tivemos de definir todos as válvulas e transmissores de nível, vazão e temperatura de acordo com o protocolo de comunicação em que melhor se adéqua as condições da empresa.
Na empresa em que se fabrica refrigerante é constituída de dois reservatórios, um de xarope, e outro de água com gás. As substâncias são misturadas em outro recipiente que é o misturador, em proporções de dosagem adequadas. Nesta empresa não havia sistema de monitoramento e nem de sensoriamento, então foi realizado todo um projeto para poder implantar os transmissores adequados para este tipo de atividade que é o de produzir refrigerante, seguindo todas especificações de processo de fabricação de refrigerante como: temperatura suportada, tipo de material, etc.
PROCESSO DE PRODUÇÃO DO REFRIGERANTE
Processo:
Preparo do xarope simples: é a dissolução do açúcar em água quente tratada livre de microrganismos patogênicos e dentro dos padrões de qualidade, seguido de um aquecimento e filtração em carvão ativo para eliminar odores e sabores estranhos, e finalmente filtrado em terra infusória para eliminar impurezas. O xarope simples deverá ser submetido para o resfriamento em trocadores de calor até atingir 20 C.
Preparo do xarope composto: é a adição dos conservantes, acidulantes, antioxidantes e a essência (flavor, suco natural e sais) ao xarope simples, que irá variar de acordo com o tipo de refrigerante a ser fabricado, caracterizando o mesmo. Em refrigerantes dietéticos ou light, o açúcar é substituído por edulcorantes, os demais ingredientes são mantidos.
Diluição do xarope: é a etapa de diluição do xarope com a água desclorada.
Carbonatação: é o acréscimo de gás carbônico ao xarope diluído, pode-se denominar o produto obtido nesta etapa como refrigerante.