Administração
São as organizações que executam quase todas as atividades na sociedade moderna. As organizações complexas representam um dos elementos mais importantes da sociedade atual. As organizações obtêm em média, desempenho tão superior aos indivíduos, que, na maioria dos casos, fica difícil competir sozinha com aquilo que está sendo executado por uma organização.
Organização – é um grupo de pessoas que se constitui de forma organizada para atingir objetivos comuns. Incluem-se nessa definição as empresas, universidades, hospitais, escolas, creches, associações entre outras. Quase tudo é feito por organizações.
A partir do momento em que os membros de um grupo aceitam uma liderança, está caracterizada a existência de uma organização, em que as pessoas aceitam a ascendência de um líder para julgar ou compor as diferenças entre os membros de um mesmo grupo e todos, por assim dizer obedecem a esse líder, diante disso, os membros do grupo “ se reportam”, ou seguem esse líder. Essa é a forma mais simples de organização que pode existir.
A organização pode ser entendida como o processo de organizar, isto é, como a atividade organizadora. Nesta acepção, já dizia Henry Dutton, no início do século passado, que organização é a arte de empregar com eficiência todos os recursos disponíveis, a fim de alcançar um determinado objetivo. Neste sentido organizar é uma das responsabilidades do administrador.
A organização pode ser também entendida como o produto resultante desse processo de organizar, como a forma que assume toda associação humana para atingir um objetivo comum.
As organizações podem ser formais ou informais. As organizações informais podem existir como entidades independentes. No entanto, essas organizações informais independentes não têm nenhum interesse prático para o estudo da administração. Portanto, quando falamos em organização informal estamos nos referindo às organizações informais existentes dentro das organizações formais.
Para que