Métodos de elevação artificial de petróleo
Instituto Politécnico de Engenharia do Rio de Janeiro
Wesley Machareth Lisboa
Métodos de Elevação de Petróleo
Nova Friburgo
2014
Introdução
Ao escoamento ascendente dos fluidos de um reservatório, ou seja, o escoamento do interior do poço, a partir do intervalo canhoneado até à cabeça do poço, dá-se o nome de elevação. Alguns reservatórios possuem energia suficiente para elevar seus fluidos até a cabeça do poço, tais poços são denominados surgentes.
Com o passar do tempo e o acúmulo da produção o reservatório começa a ter sua pressão interna reduzida (depleção) e faz-se necessário a implantação de outros meios para que seja possível manter-se a produção, tais meios são denominados de métodos de elevação artificial.
1 - Método de elevação natural
No início de sua vida produtiva os reservatórios costumam possuir energia suficiente para elevar o fluido do interior do poço, a partir do intervalo canhoneado, até a cabeça do poço. Esses poços recebem o nome de poços surgentes.
2 - Métodos de elevação artificial
Com o desencadear da produção o reservatório começa a apresentar um declínio de produção devido à depleção ocorrida no do reservatório a partir deste momento, baseado em diversas variáveis como, por exemplo, a quantidade de hidrocarbonetos remanescentes a serem recuperados, pode se empregar métodos artificiais de elevação destes hidrocarbonetos. Existem diversos métodos conhecidos e empregados conforme interesse econômico e disponibilidade operacional para cada poço.
2.2 – Metodos Mecanicos de Elevação
2.2.1 - O Método de Elevação por bombeamento mecânico (BM)
O bombeamento mecânico, também conhecido como cavalo de pau, é um método de elevação artificial empregado apenas em campos terrestres, onshore. O método apresenta problemas em poços com produção de areia, em poços desviados e em poços onde o gás produzido passa pela bomba.
2.2.2