elevação de petróleo
Elevação é o termo utilizado na indústria petrolífera para caracterizar o processo de ascensão do fluido contido em um reservatório até a superfície. Essa elevação pode ser natural ou artificial. A elevação natural Quando se tem um reservatório com uma pressão elevada, os fluidos que estão contidos nele alcançam livremente a superfície. Estes poços são denominados surgentes e produzem por elevação natural. Os poços surgentes produzem com menores problemas operacionais devido à simplicidade dos equipamentos de superfície e subsuperfície, com maiores vazões de líquido e com um menor custo por unidade de volume produzido, devido essas vantagens vem sendo feito estudos há anos das variáveis que afetam a vazão de um poço surgente, para que se poça manter e incrementar essa produção de petróleo por elevação natural. Quando há necessidade de uma energia auxiliar para que os fluidos sejam conduzidos até a superfície, chamamos de elevação artificial. Para esse processo, são utilizados diversos métodos, os mais conhecidos são:
Bombeio Mecânico com Hastes (BM)
Bombeio Centrífugo Submerso (BCS)
Bombeio por Cavidades Progressivas (BCP)
Gás-Lift
OBJETIVO
A partir deste trabalho proposto a nós alunos do curso de engenharia de petróleo, gás e energia, visamos apresentar métodos de elevação de petróleo. Neste artigo daremos ênfase no método Gás-Lift.
METÓDOS DE ELEVAÇÃO ARTIFICIAL
Bombeio Mecânico com Hastes (BM)
É um dos métodos mais antigos de elevação artificial e também o mais utilizado em poços localizados em terra no mundo, pois cerca de 80% dos poços produtores mundiais são equipados por esse método. O bombeio mecânico é um método de elevação artificial utilizado apenas em campos terrestres, e seu príncipio de funcionamento se baseia no movimento rotativo de um motor elétrico ou de combustão interna, que é