A pesquisa e seus tipos - Resumo
Como elaborar projetos de pesquisa, livro de Antônio Carlos Gil, apresenta em seu capitulo 4 dividido em outros 14 tópicos, a forma como se classificam as pesquisas. O autor inicia o conteúdo tratando dos critérios utilizados para classificação das pesquisas, comentando a importância da classificação de uma pesquisa, deixando claro que esta traz benefícios como, o melhor entendimento e a melhor organização das pesuisas, também exalta que as pesquisas são de diferentes tipos e necessitam da observação dos recursos a serem utilizados para sua realização de acordo com suas características.
O autor começa a apresentar os critérios para classificação das pesquisas, tratando da classificação quanto a área de conhecimento, mostra os tipos de classificação definidas pelo CNPq, que são: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas; sendo que estes tipos podem ser subdivididos em vários níveis de acordo com a especificação da pesquisa. A seguir Gil apresenta a classificação quanto a finalidade segundo a Adelaide University (2008), que podem ser: pesquisa básica, pesquisa básica estratégica, pesquisa aplicada e desenvolvimento experimental.
Apresenta-se posteriormente a classificação quanto aos objetivos mais gerais, que pode ser de três tipos: pesquisas exploratórias, que visam a familiarização com o problema; pesquisas descritivas, que buscam apresentar as características de um grupo e as pesquisas explicativas, que objetivam descobrir fatores que influenciam para a ocorrência de fenômenos. A seguir vem a classificação de acordo com os métodos empregados, esta classificação se encontra dividida em delineamentos, que são tipos de planejamento de pesquisas; os delineamentos de pesquisa são: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa experimental, ensaio clínico, estudo caso-controle, estudo de coorte, levantamento de campo, estudo de