Resumo: Tipos de Pesquisa
As pesquisas podem ser classificadas quanto ao seu objetivo, quanto a sua natureza e quanto ao procedimento utilizado.
Na classificação com base no objetivo da pesquisa, podemos classificá-las em exploratórias, descritivas e explicativas.
A pesquisa exploratória tem como objetivo entender um problema, para explicitá-lo ou formular hipóteses. Para obter esse entendimento geralmente são utilizados levantamentos bibliográficos, entrevistas e análises de exemplos. Geralmente utiliza métodos de pesquisa bibliográfica ou de estudo de caso.
Já a pesquisa descritiva, tem como objetivo como objetivo descrever um fenômeno ou um grupo e estabelecer relações entre os resultados. Para obter a caracterização do seu objeto de estudo, realiza uma coleta de dados através de observação e questionários, por exemplo. Geralmente são realizadas como uma pesquisa de levantamento.
Por fim, a pesquisa explicativa, tem como objetivo identificar fatos e fatores determinantes ou que contribuam para que um fenômeno ocorra, e dessa forma, torna-se o principal método para obtenção de explicações científicas. Utilizam principalmente o método experimental e também o observacional para obtenção de resultados. São realizadas geralmente como pesquisa experimental ou ex-post-facto.
Na classificação de uma pesquisa, quanto a sua natureza, temos dois tipos de pesquisa, a pesquisa básica e a pesquisa aplicada.
A pesquisa básica é realizada para aumentar o conhecimento sobre algum assunto, sem que vise uma aplicação prática. Busca o conhecimento para obtê-lo e difundi-lo e não para aplicá-lo.
Já a pesquisa aplicada, busca o conhecimento para aplicação prática dirigida à solução de problemas ou objetivos específicos. O conhecimento obtido será usado a curto ou médio prazo visando utilidade econômica e social, através da definição de novos métodos ou da determinação de possíveis usos para descobertas.
E por fim, quanto ao procedimento utilizado, podemos classificar as