Resumo tipos de Pesquisas
É comum que classifiquemos pesquisas com base em seus objetivos gerais. Com isso, podemos classificá-las em três grupos: explicativas, descritivas e exploratórias.
Pesquisas Exploratórias Essas pesquisas têm como objetivo o aprimoramento de ideias, criar uma familiaridade com um problema, de forma que se constitua uma hipótese. Essas pesquisas envolvem: levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências com o problema em questão, análise de exemplos.
Pesquisas Descritivas Tem como principal objetivo a descrição de características de uma população, levantar opiniões, atitudes e crenças. São utilizadas técnicas de coletas de dados, como questionário e observação sistemática. Exemplos: estudar a distribuição por idade de um grupo, ou sexo, nível de escolaridade, etc.
Pesquisas Explicativas Tem como objetivo identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. É o tipo de pesquisa mais profunda, uma vez que explica o porquê das coisas. Uma pesquisa explicativa pode ser uma continuação de uma descritiva, uma vez que é necessária a identificação e descrição dos fenômenos em questão. Utiliza-se principalmente do método experimental.
Classificação das Pesquisas quanto aos procedimentos técnicos
Pesquisas Bibliográficas Quando são desenvolvidas com base em um material já elaborado, como livros de referência (dicionários, almanaques) ou corrente (literários) e artigos científicos.
Pesquisa Documental Quando são desenvolvidas a partir de um material que não recebeu um tratamento analítico, ou que podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa, como: arquivos conservados em órgãos públicos, boletins, fotografias, cartas pessoais, diários, etc.
Pesquisa Experimental Quando são elaborados a partir de um elemento de estudo, então são selecionados as variáveis que podem influenciá-lo e são definidas as formas de controle e de observação