Uma Verdade Inconveniente
Após visualizarmos o documentário “Uma Verdade Inconveniente” de Albert Gore, obtemos algumas informações sobre o mesmo autor que neste caso também é o narrador. Dessa forma, ficamos a saber que este se candidatou à presidência dos Estados Unidos da América, seu país de origem, mas foi vencido pelo seu candidato e ficou assim apenas a trabalhar no Senado. Ainda assim, pesquisamos um pouco mais sobre a sua vida e ficamos a saber que o seu principal cargo político foi o de vice-presidente do seu país durante a administração de Bill Clinton.
Neste documentário, o narrador fala-nos acerca de um tema muito presente nos dias de hoje que está a afetar a Humanidade em geral: o aquecimento global provocado pelo aumento do efeito de estufa. Esta questão é analisada a partir da perspetiva do comportamento humano e da emissão de gases na atmosfera.
O efeito de estufa foi descrito por Al Gore da seguinte forma: “ A radiação solar chega sob a forma de ondas luminosas, que aquecem a Terra. Então, alguma da radiação que é absorvida e que aquece a Terra é irradiada de novo para o espaço sob a forma de radiação infravermelha. Alguma da radiação infravermelha que sai é retida por uma camada de atmosfera e fica aprisionado dentro dela.” Este é um processo fundamental para o funcionamento do planeta Terra pois permite que as temperaturas sejam favoráveis à vida. Porém, este processo pode ser agravado e aí se forma o chamado Aquecimento Global.
O principal gás que provoca o aumento do efeito de estufa é o dióxido de carbono (CO2) que é então denominado no documentário como o principal gás efeito de estufa (GEE). Este pode ser obtido principalmente pelo Homem, com destaque para os incêndios florestais quando estes são considerados uma catástrofe tecnológica ou antrópica.
O aquecimento global foi então agravado ao longo da história mas, neste momento atinge os valores máximos de destruição. Tal como referido o aumento da população num