Uma verdade inconveniente
BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Disciplina: MEIO AMBIENTE
Profa. Dra. Elisabete Gabriela Castellano.
RESENHA CRÍTICA DO FILME “UMA VERDADE INCONVENIENTE”
Jonas Henrique Raphaeli Gaona
São Carlos
2015
JONAS HENRIQUE RAPHAELI GAONA
UMA VERDADE INCONVENIENTE
Resenha críticoinformativa realizada como exigência parcial da disciplina Meio
Ambiente, desenvolvido sob a orientação da Profa. Dra. Elisabete Gabriela
Castellano.
São Carlos
2015
Dados do autor
Albert Arnold Gore Júnior é ativista ecológico, escreveu dois livros, ganhou um
Oscar com o documentário “An Inconvenient Truth” (Uma verdade inconveniente) no ano de 2007 e no mesmo ano recebeu o Prêmio Nobel da Paz e o Prêmio Príncipe de Asturias de La Concordia. Também concorreu à presidência dos EUA em 2000. Resumo Crítico
O documentário traz de forma fundamentada uma visão da atual situação que o planeta se encontra. Apresenta dados que comprovam a relação entre o comportamento humano e a emissão de gases na atmosfera. Expõe a vida pessoal, contando de um acidente sofrido pelo próprio filho e mostra com gráficos e informações precisas os problemas climáticos que alguns países sofrem.
Com a Revolução Industrial os efeitos do aquecimento global aumentaram de forma assustadora, a escala progressiva está de maneira aceleradíssima, mesmo que tenhamos vários estudos provando que o mundo passa de maneira cíclica por tais eventos, nunca se constatou tais mudanças em níveis tão altos.
É mostrado também os novos avanços tecnológicos que trouxeram melhoras em diversas áreas, como por exemplo a medicina, mas que por outro lado houve um aumento absurdo na devastação da natureza.
Albert Gore faz uma observação no documentário: afirma que essa destruição
que