Bombeio mecânico com hastes
INTRODUÇÃO
Desde o surgimento da indústria do petróleo, os profissionais que dela fazem parte procuram aperfeiçoar a extração de suas matérias-primas: petróleo e gás natural. A necessidade de gerenciar a elevação artificial de petróleo torna essencial a obtenção de informações sobre o processo. Neste sentido, uma das dificuldades encontradas para centralizar as informações é o fato de cada método de elevação ter suas próprias variáveis a serem monitoradas.
Assim, devido às peculiaridades de cada processo controlado e seus sinais monitorados, várias empresas de automação têm desenvolvido controladores específicos, cada um com seu próprio protocolo de comunicação. Todavia, as informações provenientes de todos os processos são primordiais para o controle da produção de petróleo.
Na extração de petróleo é necessário, na maioria dos casos, acelerar a produção e, no conjunto de soluções possíveis, a instalação de bombas de fundo nos poços, é considerado um dos métodos mais eficazes. Para trazer o petróleo à superfície, o bombeio mecânico é um dos métodos de elevação artificial mais utilizado na indústria petrolífera. E o acompanhamento da produção de um poço que se utiliza do sistema de bombeio mecânico se dá principalmente pela análise das cartas dinamométricas.
Métodos de Elevação de Petróleo
Os métodos de elevação de petróleo são classificados como naturais ou artificiais. Compreende-se que na fase de produção, o petróleo pode vir à superfície unicamente devido à pressão dos fluidos existentes no interior da jazida.
Nestes casos, os poços são chamados de surgentes. Quando isso não ocorre, é preciso suplementar a energia da jazida para elevar os fluidos do fundo do poço até a superfície. Neste caso os poços produzem por elevação artificial.
A escolha de um método de elevação artificial depende de alguns fatores, tais como o número de poços, a produção de areia, profundidade do reservatório, disponibilidade de