metodos de avaliação
Introdução
Este trabalho foi executado para a disciplina de AMART e consiste em fazer uma avaliação de riscos a um posto de trabalho que é a “ Betonagem de Laje”. De seguida será explicada a metodologia utilizada para a análise do mesmo e inserida uma tabela da actividade com os perigos e riscos associados e também as acções de controlo associadas e de seguida irei por uma tabela de análise de riscos a analisar o posto de trabalho.
Esta actividade consiste na colocação do betão no molde executado através de cofragem.
A análise de riscos deveria de ser executada em todas as empresas periodicamente para contribuir para maior segurança dos trabalhadores e dos que os rodeiam.
Descrição do Método
Método MARAT
Este modelo permite hierarquizar de modo racional a prioridade de eliminação, minimização e/ou controlo do risco, dando-nos uma informação clara acerca do seu grau de probabilidade de ocorrência e magnitude dos danos (consequências). No seguimento do método foi idealizada uma tabela no formato Excel “Método de Análise de Riscos de Acidentes de Trabalho – MARAT” que nos permite analisar, orientar de forma prática os riscos associados. Estando cada uma dessas tabelas associadas a cada um dos trabalhadores e/ou tarefas desempenhadas.
O risco define-se em termos gerais pelo resultado do produto da probabilidade pela gravidade. A probabilidade traduz a medida de desencadeamento do acontecimento inicial, e integra em si a duração da exposição das pessoas ao perigo e as medidas preventivas existentes.
Assim sendo, podemos afirmar que a probabilidade é função do nível de exposição e do conjunto das deficiências que contribuem para o desencadear de um determinado acontecimento não desejável. No desenvolvimento do método não se utilizarão valores absolutos mas sim intervalos pré definidos aos quais